sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Quatro morreram, este mês, em acidentes com ônibus em Manaus

Usuários registraram 15 queixas contra excesso de velocidades, por motoristas, em Manaus

Este mês, quatro pessoas morreram, em Manaus, em acidentes de trânsito envolvendo ônibus. Outra ficou ferida. A morte mais recente foi da cobradora Maria Raimunda Benelon, de 60 anos, na última quarta-feira. Ela foi atropelada por um ônibus da mesma empresa em que trabalhava, a Trasnol. O acidente ocorreu na Rua Américo Alvarez, Japiim, zona sul da capital.
Dados do Instituto Municipal de Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) indicam que o excesso de velocidade e desatenção dos motoristas e pedestres são os fatores principais das causas dos acidentes.
Segundo a Superintendência Municipal de Transporte Público (SMTU), em sete meses, este ano, foram registradas 15 denúncias no Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) de usuários que reclamavam do excesso de velocidade dos motoristas de ônibus.
Nas denúncias feitas no SAC, conforme a SMTU, é preciso que o reclamante informe data, hora, local, linha e número de ordem do ônibus. Com os dados é possível solicitar da empresa ao qual o motorista é vinculado, a cópia do disco de tacógrafo, que indicará a procedência ou não da reclamação. Caso se confirme a denúncia, a empresa é notificada e fica sujeita ao pagamento de multas estabelecidas na Lei 1.779 de 17 de outubro de 2013.
Em caso de acidentes, as empresas e o Sinetram têm que abrir sindicância para apurar os fatos. Em agosto, além do sindicato, as empresas Eucatur e a Viação São Pedro apuraram os acidentes ocorridos.
Segundo o superintendente municipal de Transporte Público, Pedro Carvalho, os motoristas precisam frequentar cursos de reciclagem.
“Estamos fazendo por turma, todas as empresas vão passar por isso. O curso vai desde a direção defensiva até a legislação e a relação com o passageiro. É um trabalho que estamos fazendo para evitar acidentes, que nem sempre tem como culpa o motorista”, disse.
De janeiro a agosto deste ano, 400 trabalhadores fizeram o curso de capacitação. Em 2013, conforme a SMTU, mil motoristas fizeram a reciclagem. Além deles, os cobradores também participam dos cursos de capacitação.
Um novo curso começou a ser ministrado, este mês, com o objetivo de aprimorar o atendimento de motoristas e cobradores às pessoas com deficiência e aos idosos.

http://new.d24am.com/noticias/amazonas/quatro-morreram-este-acidentes-onibus-manaus/119022