Usuários registraram 15 queixas contra excesso de velocidades, por motoristas, em Manaus
Este mês, quatro pessoas morreram, em Manaus, em acidentes de
trânsito envolvendo ônibus. Outra ficou ferida. A morte mais recente foi
da cobradora Maria Raimunda Benelon, de 60 anos, na última
quarta-feira. Ela foi atropelada por um ônibus da mesma empresa em que
trabalhava, a Trasnol. O acidente ocorreu na Rua Américo Alvarez,
Japiim, zona sul da capital.
Dados do Instituto Municipal de
Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) indicam que o excesso de
velocidade e desatenção dos motoristas e pedestres são os fatores
principais das causas dos acidentes.
Segundo a Superintendência
Municipal de Transporte Público (SMTU), em sete meses, este ano, foram
registradas 15 denúncias no Serviço de Atendimento Comunitário (SAC) de
usuários que reclamavam do excesso de velocidade dos motoristas de
ônibus.
Nas denúncias feitas no SAC, conforme a SMTU, é preciso
que o reclamante informe data, hora, local, linha e número de ordem do
ônibus. Com os dados é possível solicitar da empresa ao qual o motorista
é vinculado, a cópia do disco de tacógrafo, que indicará a procedência
ou não da reclamação. Caso se confirme a denúncia, a empresa é
notificada e fica sujeita ao pagamento de multas estabelecidas na Lei
1.779 de 17 de outubro de 2013.
Em caso de acidentes, as empresas e
o Sinetram têm que abrir sindicância para apurar os fatos. Em agosto,
além do sindicato, as empresas Eucatur e a Viação São Pedro apuraram os
acidentes ocorridos.
Segundo o superintendente municipal de
Transporte Público, Pedro Carvalho, os motoristas precisam frequentar
cursos de reciclagem.
“Estamos fazendo por turma, todas as
empresas vão passar por isso. O curso vai desde a direção defensiva até a
legislação e a relação com o passageiro. É um trabalho que estamos
fazendo para evitar acidentes, que nem sempre tem como culpa o
motorista”, disse.
De janeiro a agosto deste ano, 400
trabalhadores fizeram o curso de capacitação. Em 2013, conforme a SMTU,
mil motoristas fizeram a reciclagem. Além deles, os cobradores também
participam dos cursos de capacitação.
Um novo curso começou a ser
ministrado, este mês, com o objetivo de aprimorar o atendimento de
motoristas e cobradores às pessoas com deficiência e aos idosos.
http://new.d24am.com/noticias/amazonas/quatro-morreram-este-acidentes-onibus-manaus/119022